Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

Histórico da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada

Publicado: Quarta, 27 de Julho de 2016, 19h32 | Acessos: 5636

Criada em 23 Fev de 1908, na cidade de Santa Maria, com a denominação de 3ª Brigada Estratégica, transformou-se na Infantaria Divisionária da 3ª Divisão de Exército (ID/3). A Brigada Manoel Marques de Souza 1º passou por diversas modificações de denominação e de aquartelamento ao longo de sua trajetória.
A então Infantaria Divisionária da 3ª DE teve suas instalações transferidas para Pelotas, em janeiro de 1953, ocupando o Pavilhão de Comando do 9º RI, atual 9º Batalhão de Infantaria Motorizado.
A ocupação de sua primeira instalação própria se deu no mês de outubro de 1955, ocasião em que transferiu-se para um palacete localizado na Praça Coronel Pedro Osório.
Passou a denominar-se 8ª Brigada de Infantaria Motorizada em 1971, ocupando dois anos depois uma nova sede, localizada num casarão no centro de Pelotas.
O Quartel-General da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada é transferido para as atuais instalações no ano de 1985, e em 1994 esta Grande Unidade recebe a denominação histórica “Manoel Marques de Souza1º”.
A frase "Atacar antes de ser atacado", que representa o brado da Brigada, foi determinada pelo governador do Rio Grande, Brigadeiro Sebastião Xavier Cabral da Câmara, ao Coronel Manoel Marques de Souza 1º, em 1801, quando este tinha a missão de vigiar a fronteira em Jaguarão. Na iminência de um ataque espanhol, o atual patrono da 8ª Brigada, desencadeou uma ofensiva conquistando o Forte Cerro Largo (atual cidade de Melo - Uruguai).
Dos grandes feitos de suas Organizações antecessoras, a 8ª Bda Inf Mtz herdou uma série de fatos históricos, marcando uma página na história do Rio Grande do Sul, dignificando com eficiência e zelo as tradições do Exército Brasileiro e cumprindo a missão legal de sentinela do Extremo Sul do nosso país.

Cronologia dos prédios que abrigaram o Cmdo 8ª Brigada de Infantaria Motorizada:

Primeiro prédio ocupado pelo Comando da 8ª Bda Inf Mtz na cidade de Pelotas

Segundo prédio ocupado pelo Comando da 8ª Bda Inf Mtz na cidade de Pelotas

Instalações atuais do Comando da 8ª Bda Inf Mtz na cidade de Pelotas
Fim do conteúdo da página