Histórico da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada
Criada em 23 Fev de 1908, na cidade de Santa Maria, com a denominação de 3ª Brigada Estratégica, transformou-se na Infantaria Divisionária da 3ª Divisão de Exército (ID/3). A Brigada Manoel Marques de Souza 1º passou por diversas modificações de denominação e de aquartelamento ao longo de sua trajetória.
A então Infantaria Divisionária da 3ª DE teve suas instalações transferidas para Pelotas, em janeiro de 1953, ocupando o Pavilhão de Comando do 9º RI, atual 9º Batalhão de Infantaria Motorizado.
A ocupação de sua primeira instalação própria se deu no mês de outubro de 1955, ocasião em que transferiu-se para um palacete localizado na Praça Coronel Pedro Osório.
Passou a denominar-se 8ª Brigada de Infantaria Motorizada em 1971, ocupando dois anos depois uma nova sede, localizada num casarão no centro de Pelotas.
O Quartel-General da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada é transferido para as atuais instalações no ano de 1985, e em 1994 esta Grande Unidade recebe a denominação histórica “Manoel Marques de Souza1º”.
A frase "Atacar antes de ser atacado", que representa o brado da Brigada, foi determinada pelo governador do Rio Grande, Brigadeiro Sebastião Xavier Cabral da Câmara, ao Coronel Manoel Marques de Souza 1º, em 1801, quando este tinha a missão de vigiar a fronteira em Jaguarão. Na iminência de um ataque espanhol, o atual patrono da 8ª Brigada, desencadeou uma ofensiva conquistando o Forte Cerro Largo (atual cidade de Melo - Uruguai).
Dos grandes feitos de suas Organizações antecessoras, a 8ª Bda Inf Mtz herdou uma série de fatos históricos, marcando uma página na história do Rio Grande do Sul, dignificando com eficiência e zelo as tradições do Exército Brasileiro e cumprindo a missão legal de sentinela do Extremo Sul do nosso país.
Cronologia dos prédios que abrigaram o Cmdo 8ª Brigada de Infantaria Motorizada:
Redes Sociais