Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Conteudo do Menu Superior > Notícias das OM subordinadas > Fogo Simbólico da Pátria chega ao 9°Batalhão de Infantaria Motorizado
Início do conteúdo da página

Fogo Simbólico da Pátria chega ao 9°Batalhão de Infantaria Motorizado

Publicado: Terça, 03 de Setembro de 2019, 12h41 | Acessos: 245

Pelotas (RS) - Dando início às comemorações da Semana da Pátria, o 9º Batalhão de Infantaria Motorizado (9º BIMtz), Regimento Tuiuti, recebeu no dia 20 de agosto de 2019, das mãos de representantes do Núcleo da Liga da Defesa Nacional da cidade, o Fogo Simbólico da Pátria.

Prestigiaram a solenidade o Sr Idemar Barz, Vice-Prefeito de Pelotas, o Sr André Luís Borges Pereira, Presidente da Liga da Defesa Nacional – Núcleo Pelotas, além de autoridades civis e militares.

O Fogo Simbólico da Pátria surgiu em 1937, no Rio Grande do Sul, quando um grupo de patriotas procurava um símbolo que bem representasse o calor patriótico do povo brasileiro. Assim surgiu a ideia do Fogo, companheiro do homem desde a pré-história.

Aprovada a ideia foi decidido que o símbolo receberia a denominação de Fogo Simbólico da Pátria e que deveria percorrer todo o território nacional, em peregrinação cívica.

A Liga da Defesa Nacional (LDN), criada por Olavo Bilac, se juntou aos idealizadores e criou a corrida do Fogo Simbólico da Pátria, evento realizado pela primeira vez em 1938, num percurso de 26 Km entre as cidades de Viamão e Porto Alegre.

O Fogo Simbólico da Pátria permanecerá no Regimento Tuiuti até o dia 1º de setembro, quando será conduzido até o Altar da Pátria, no centro de Pelotas, dando continuidade às comemorações da Semana da Pátria.


Chama da Pátria 21


Chama da Pátria 31


Chama da Pátria 41


Chama da Pátria 51


Chama da Pátria 61


Chama da Pátria 71


Chama da Pátria 1


 

 

Matéria: Com Soc 9º BIMtz

Fotos: 9º BIMtz

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página