Fogo Simbólico da Pátria chega ao 9°Batalhão de Infantaria Motorizado
Pelotas (RS) - Dando início às comemorações da Semana da Pátria, o 9º Batalhão de Infantaria Motorizado (9º BIMtz), Regimento Tuiuti, recebeu no dia 20 de agosto de 2019, das mãos de representantes do Núcleo da Liga da Defesa Nacional da cidade, o Fogo Simbólico da Pátria.
Prestigiaram a solenidade o Sr Idemar Barz, Vice-Prefeito de Pelotas, o Sr André Luís Borges Pereira, Presidente da Liga da Defesa Nacional – Núcleo Pelotas, além de autoridades civis e militares.
O Fogo Simbólico da Pátria surgiu em 1937, no Rio Grande do Sul, quando um grupo de patriotas procurava um símbolo que bem representasse o calor patriótico do povo brasileiro. Assim surgiu a ideia do Fogo, companheiro do homem desde a pré-história.
Aprovada a ideia foi decidido que o símbolo receberia a denominação de Fogo Simbólico da Pátria e que deveria percorrer todo o território nacional, em peregrinação cívica.
A Liga da Defesa Nacional (LDN), criada por Olavo Bilac, se juntou aos idealizadores e criou a corrida do Fogo Simbólico da Pátria, evento realizado pela primeira vez em 1938, num percurso de 26 Km entre as cidades de Viamão e Porto Alegre.
O Fogo Simbólico da Pátria permanecerá no Regimento Tuiuti até o dia 1º de setembro, quando será conduzido até o Altar da Pátria, no centro de Pelotas, dando continuidade às comemorações da Semana da Pátria.
Matéria: Com Soc 9º BIMtz
Fotos: 9º BIMtz
Redes Sociais