Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Museu > Obra de arte: A Defesa do Litoral Sul e A F.E.B na 2ª Guerra Mundial (6º GAC)
Início do conteúdo da página

Obra de arte: A Defesa do Litoral Sul e A F.E.B na 2ª Guerra Mundial (6º GAC)

Publicado: Sexta, 11 de Agosto de 2023, 13h18 | Acessos: 256

FICHA DE INDENTIFICAÇÃO DE OBRA DE ARTE

Nome do autor: Pedro Paulo Cantalice Estigarríbia
Data da obra:
26 de novembro de 2007
Técnica utilizada:
A óleo
Localização:
6º Grupamento de Artilharia de Campanha

Descrição da Obra:

  Durante a 2a Guerra Mundial, adefesa do território brasileiro ficou a cargo do Exército. O 7° Grupo Móvel de Artilharia de Costa (7° GMAC) foi criada em 1942 e chegou no Rio Grande por ferrovia, em 28 de novembro de 1942 com a missão de defender o litoral e o porto do Rio Grande.
  O 7° GMAC ocupou, primeiramente, as instalaçõs do Porto Velho em razão do quartel do atual 6° GAC estar ocupado pelo 1o Batalhão do 9o Regimento de Infantaria. Depois de quatro meses a 1a Bateria do 7° GMAC tomou posição junto aos molhes da Barra e a 2o Bateria em São José do Norte, ficando seu comando e administração acampado na 4a Secção da Barra do Rio Grande. Finda a Guerra, em 8 de maio de 1945, o 7° GMAC foi todo reunido na Barra, permanecendo acampado até julho do mesmo ano.
  O 7° GMAC era equipado com canhões Vickers Armstrong de 152,4mm.
  O Marechal Mascarenhas de Moraes, Comandante da F.E.B (Força Expedicionária Brasileira) na Itália, assim definiu a participação brasileira na Guerra: “  A FEB que representou o Brasil nesta sanguinolenta guerra, cumpriu galhardamente a missão que lhe foi confiada, a mercê de Deus e a despeito de condições e circunstâncias adversas. Num terreno montanhoso, num inverno rigoroso, contra um inimigo combativo e bem instruído, os nossos bravos soldados não desmereceram a confiança que neles depositaram, a
Nação Brasileira.


GAC2

registrado em:
Fim do conteúdo da página