Obra de Arte: Preparativos para a Vitória (8º B Log)
FICHA DE INDENTIFICAÇÃO DE OBRA DE ARTE
Nome do autor: Pedro Paulo Cantalice Estigarríbia
Data da obra: Não informada
Técnica utilizada: A óleo
Localização: 8º Batalhão Logístico - Porto Alegre (RS)
Descrição da Obra:
Preparativos para a Vitória
Após um ano de guerra, o Exército aliado não progredira mais que 20 quilômetros em território inimigo, perdera cerca de um terço do efetivo por doenças, estava, estava com sua Cavalaria a pé e, por não existir unidade de comando, acabara sofrendo revés em Curupaití.
O Marquês de Caxias assume o comando de todas as forças brasileiras, do Exército e da Marinha, em novembro de 1866.
Mantém-se estacionado, a partir daí, em Tuiutí, até julho do ano seguinte, 15 meses reorganizando logisticamente suas tropas.
Providencia remonta nova e normaliza o forrageamento, reorganiza o apoio de saúde, sistematiza a manutenção e o suprimento até ali comercializado exclusivamente por mercadores de todas as origens e nem sempre honestos.
O Quadro pretende fixar uma visão do Marquês de Caxias inspecionando sua base logística, escoltado pelo piquete que se distingue pelas flâmulas verde-amarelas. O pessoal realiza a manutenção de armamento individual, forja espadas e aros do rodante das carroças, executa reparos no correame e nas suas lonas. À retaguarda, a cavalhada na corda-tronco aguarda a forragem, o posto de saúde está indentificado e o carroção de suprimentos de víveres logo seguirá para o pessoal em primeiro escalão. Os apoios, enfim, acionados para o prosseguimento das operações a para a vitória.
Redes Sociais