Brigada comemora 74 anos da Tomada de Monte Castelo
Pelotas (RS) – Foi comemorado, no dia 20 de fevereiro do corrente ano, na Cruz da Vitória, Monumento erguido pela Comunidade Pelotense em 1945 “in Memroiam”, aos Pracinhas tombados nos campos da Itália, situado na Praça Dom Antônio Zattera, na cidade de Pelotas, os 74 anos da Tomada de Monte Castelo.
O Exmo Sr General de Brigada Ernesto de Lima Gil presidiu a Cerimônia, que contou com a participação do Sr Tenente-Coronel Julio Cezar Brito de Sousa (Comandante do 9º BIMtz), Tenente-Coronel PM Roberto Ortiz Pereira (Comandante do CRPO/Sul), Sr Fabricio Tavares (Presidente da Câmara de Vereadores de Pelotas), Ten João Pereira da Silva (Ex Combatente integrante da FEB), Profa Zenia de Léon (Presidente da Academia Pelotense de Letras), Sr Wilson Oliveira (Patrono da 26ª RT), Sr Marco Antônio Gravatto (Presidente da AORE-Pelotas) e do Sr Paulo Luis Pencarinha de Moraes (Diretor do 254º Grupo de Escoteiro São Francisco de Assis).
A mensagem que ecoou no campo de batalha, ao findar da tarde do dia 21 de fevereiro de 1945, marcou uma das mais gloriosas realizações da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na 2ª Grande Guerra.
Após 12 horas de um árduo e intenso combate contra um implacável e bem fortificado inimigo, agravado por um terreno íngreme e frio intenso, a 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária (DIE), que em seu efetivo contava com pracinhas nascidos na cidade de Pelotas e região, conquistava o seu maior objetivo: Monte Castelo.
Após três infrutíferas tentativas, o Pavilhão Nacional foi finalmente hasteado no ponto mais alto daquela mística elevação, importante acidente capital que compunha a Linha Gótica, posição defensiva das tropas do Eixo nos Apeninos. Tal feito coroou a dedicação, a coragem, a abnegação e a fé inquebrantável dos nossos pracinhas, brasileiros comuns, capazes de feitos heroicos em prol da liberdade, contra o nazi-facismo.
Nesses 74 anos de tão importante fato histórico do Exército Brasileiro, rendemos a justa e singela homenagem aos nossos bravos soldados, que deixaram muito sangue, suor e lágrimas em solo italiano, registrando para sempre essa conquista. Ao comemorarmos o aniversário da Tomada de Monte Castelo, relembramos, também, o desembarque da FEB na Europa, quando 25 mil homens cruzaram o Atlântico para combater na Itália. Hoje, a paz da qual o Brasil e o mundo usufruem é consequência da luta desses bravos heróis, que merecem ser cultuados e reverenciados pela Nação brasileira.
Redes Sociais