Brigada comemora os 75 anos da Tomada de Monte Castelo
Pelotas (RS) – A 8ª Brigada de Infantaria Motorizada (8ª Bda Inf Mtz) – Brigada Manoel Marques de Sousa 1° - realizou no dia 20 de fevereiro do corrente ano, na cidade de Pelotas-RS, uma formatura alusiva aos 75 anos da Tomada de Monte Castelo pela Força Expedicionária Brasileira (FEB), nos campos da Itália, durante a Segunda Guerra Mundial.
Monte Castelo era um importante acidente capital que compunha a Linha Gótica, posição defensiva das tropas do Eixo nos Apeninos. Mais que uma batalha vencida, tal feito coroou a dedicação, a coragem, a abnegação e a fé inquebrantável dos nossos pracinhas, brasileiros comuns, capazes de feitos heróicos em prol da liberdade contra o nazi-facismo.
Durante a solenidade, o Tenente João Pereira da Silva, ex-combatente da FEB, natural da cidade de Pelotas-RS, foi condecorado com a medalha dos Heróis da Tomada de Monte Castelo.
Autoridades civis e militares prestigiaram a cerimônia que contou com a participação de tropas orgânicas da 8ª Bda Inf Mtz, do 5º Batalhão de Choque da Brigada Militar e de uma representação de alunos do Colégio Tiradentes da Brigada Militar, em uma justa homenagem aos nossos bravos heróis integrantes da Força Expedicionária Brasileira.
Cruz da Vitória - monumento situado na Praça Dom Antônio Zattera erguido pela Comunidade Pelotense em 1945, “in Memorian” aos Pracinhas tombados nos campos da Itália.
Matéria: Comunicação Social - 8ª Brigada de Infantaria Motorizada
Fotos: Sd Gomes
Redes Sociais